quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A Matemática e as Percentagens

Percentagens

As percentagens usam-se diariamente para mostrar de um total de 100 as partes em que este número está dividido.
Por exemplo, na roda alimentar. Esta está dividida em sete sectores.
O círculo corresponde a 100%. E assim sabemos que devemos comer diariamente: 20% de fruta; 23% de vegetais; 28% de cereais e derivados e tubérculos; lacticínios 18%; carne, pescada e ovos 5%; leguminosas 4% e gorduras e óleos 2%.…Isto é importante para uma alimentação saudável e, sendo mostrado em termos de percentagem, facilmente percebemos os nutrientes mais importantes e que se devem comer em maior ou menor quantidade.
Mas as percentagens têm outras utilizações. Em estatística elas são fundamentais. Por exemplo: Os resultados eleitorais são mostrados em percentagens; os deputados na Assembleia da República estão representados de acordo com as percentagens de votos obtidos pelos diversos partidos; os representantes dos partidos políticos nas câmaras municipais e nas juntas de freguesia também são determinados pelas percentagens de votos conseguidas.
Ainda outras utilizações em situações diárias: vamos organizar uma festa de natal. Iremos comprar 5.000 balões - será importante determinar a percentagem de balões vermelhos, de balões brancos, de balões amarelos para que a decoração fique equilibrada.
Nas roupas que vestimos – se olharmos para a etiqueta também de imediato ficamos a saber se o produto é mais ou menos quente (se tem maior percentagem de lã) se é mais ou menos confortável (se tem maior percentagem de algodão).

Se lermos os jornais ou revistas e se virmos os telejornais ainda notamos melhor como as percentagens são diariamente usadas quer pela nossa comunicação social quer noutras utilizações.

André Alves

2 comentários: